Quinta da Saúde: Os 10 motivos para queda dos cabelos

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29 outubro, 2015

Oiiii gente linda tudo bem!
Hoje vamos tirar o dia pra nos cuidar com dicas super valiosas da querida colaboradora Rosi Feliciano, e o assunto da semana é Cabelo....vamos conferir.

Rosiane Barros, cabelos, cuidados caseiros.

Conheça os 10 Motivos para a Queda dos Cabelos
Seu cabelo está caindo? Saiba o que é normal, o que não é! E o que pode ser feito.  
Cair cabelo é normal tanto em mulher quanto em homem, mas queda de cabelo em excesso pode ser causada por outros fatores.
Faça um teste: pegue cerca de 60 fios de cabelo entre seus dedos (só uma pitada, cerca de meio centímetro de largura) e puxe. Geralmente entre cinco e oito cabelos vão sair, isso é o normal. Um excesso de 15 fios, no entanto, não é tão comum, e significa que você está perdendo mais cabelo do que deveria.
Se você está olhando para um punhado de fios, não entre em pânico ainda. Separamos algumas dicas para você que acompanha o Blog para cuidar desse problema.
Você também pode tentar uma receita caseira para queda de cabelo, mas antes descubra a causa da queda dos cabelos.


Suspeito 01: Genética
Ajudaria saber que sua perda de cabelo pode não ser totalmente sua culpa? Sua herança genética é a primeira culpada quando se trata de queda de cabelos. Mas, antes de você apontar um dedo para seu pai que vem ostentando uma careca brilhante desde 30 anos, saiba que os genes que causam a queda dos fios podem ser herdados dos dois lados da família. E mesmo que você tenha dormido durante a aula de biologia, na hora de aprender sobre os quadrados de Mendel, não é preciso muita dedução para perceber que, se seus pais têm uma história de perda de cabelo, é provável que você tenha o mesmo destino.
Para resolver: Procure um médico especialista, ele irá pesquisar família, em ambos os lados, para ajudar a prever a extensão da perda de cabelo. Entretanto, nesses casos, uma cirurgia de reconstrução capilar é a melhor opção.


Suspeito 02: Anemia
Se além de uma sobrecarga de queda de cabelos, você também está se sentindo fraca e cansada o tempo todo, você pode estar com anemia por deficiência de ferro. Há uma longa lista de coisas que podem te colocar em risco, e infelizmente, ser uma mulher está no topo delas. Menstruações aumentaram as exigências de fornecimento de sangue, gravidez e uma dieta sem carne e outros alimentos ricos em ferro, podem te deixar particularmente propensa a níveis baixos de ferro. Quando você não tem glóbulos vermelhos suficiente entregando o oxigênio por todo o corpo, isso resulta em fadiga extrema, fraqueza, pele pálida, e claro... perda de cabelo.
Para resolver: Teste seus níveis de ferro no sangue para ver se você realmente é deficiente em ferro, se for o caso, procure um médico para te prescrever a dosagem correta de suplementos de ferro para aumentar sua quantidade de células vermelhas do sangue. Certos alimentos também podem te ajudar. Procure por feijões preto, frutas frescas vermelhas e laranjas, verduras como couve e espinafre na próxima vez que você for fazer compras. Mas não espere que seu cabelo inicie a germinação na manhã seguinte. Você só vai começar a ver uma mudança depois de alguns meses, uma vez que seus níveis de ferro comecem a subir.


Suspeito 03: Stress
O eflúvio telógeno é uma desordem no couro cabeludo que ocorre após a gravidez, cirurgia, perda de peso drástica ou estresse extremo. O estresse emocional e fisiológico a longo prazo (não comer variedade, não conseguir dormir) podem interromper o ciclo normal do cabelo.
Para resolver: Se você notar perda de cabelo quando lava, penteia ou escova, tome um minuto para refletir sobre seu estilo de vida meses atrás. Qualquer coisa, da perda de um membro da família até uma dieta pouco saudável pode causar a queda de cabelo por meses. A boa notícia é que este tipo de perda de cabelo é geralmente temporário, supondo que o estresse também seja temporário.


Suspeito 04: Proteína Insuficiente
Sabe quando alguém resolve se "desintoxicar", ou seja, não comer alimentos sólidos para caber naquele vestido. Quando você não come, seu corpo acha que você está morrendo de fome e atacam qualquer gordura que encontram. A mesma lógica pode ser aplicada à relação entre a ingestão de proteína e seu cabelo. Quando você economiza em proteína, seu corpo se utiliza das fontes restantes para realizar as funções corporais mais essenciais. Isso significa que 150.000 fios (mais ou menos) foram empurrados para trás na fila da sopa. A falta de proteína diz ao corpo para economizar nos folículos pilosos, empurrando-os para a fase de "descanso".
Para resolver: Mulheres adultas precisam de cerca de 46 gramas de proteína por dia, e se você está grávida ou amamentando, a ingestão recomendada salta para 71 gramas por dia. Para as comedoras de carne, certifique-se de que você está comendo uma quantidade adequada de carne, peixe e produtos lácteos em suas refeições. Vegetarianas devem se certificar se estão ingerindo a proteína na forma de grãos, cereais integrais, nozes e ovos.


Suspeito 05: Muita vitamina A, pouca vitamina D
Nós somos obcecadas por pílulas multivitamínicas (ou as versões de gomas de mascar), mas como a maioria das coisas na vida, você não pode ter muito de uma coisa boa. Exagerar nos suplementos contendo vitamina A pode causar perda de cabelo, e se você olhar para os suplementos no corredor do supermercado, é perturbadoramente fácil sabotar seu cabelo. O valor diário de vitamina A é 5.000 unidades internacionais (UI) por dia para adultos. Mas suplementos podem conter em média de 2.500 a 10.000 IU.
Acontece que, não conseguir o suficiente de vitamina D pode ser tão mau como exageros de vitamina A.
Para resolver: Pesquisadores ainda não estão completamente claros sobre o papel da vitamina D no crescimento do folículo piloso, mas as mulheres devem consumir um mínimo de 600 UI de vitamina D por dia. Boas fontes de vitamina A incluem leite fortificado, suco de laranja e salmão. Quanto à questão de vitamina A, verifique as etiquetas do suplemento.


Suspeito 06: Sua rotina
É sempre tentador apertar bem o rabo-de-cavalo, não é? Se você perceber uma leve dor de cabeça toda vez que  puxar seu cabelo para um rabo de cavalo, você precisa de calma. Tensão, stress e puxar os folículos de cabelo e o couro cabeludo podem levar a uma perda de cabelo progressiva chamada alopecia de tração. Isso pode ser causada por qualquer coisa que “puxe” seu cabelo, como tranças apertadas, tratamentos químicos ásperos como relaxantes e permanentes, sem mencionar os secadores e chapinhas.
Para resolver: Use sempre um bom condicionador após o shampoo e utilize o secador e a chapinha somente uma vez por semana. Evite também de prender os cabelos molhados.


Suspeito 07: O couro cabeludo
Você anda tendo coceiras no couro cabeludo? Se o terreno não estiver fértil, seu cabelo não tem chances de prosperar. Um couro cabeludo saudável, leva à inflamação, o que torna difícil para o cabelo crescer. Condições de pele que causam coceira, escamação, e couro cabeludo avermelhado, como dermatite seborréica (mais conhecida como caspa), psoríase, queimaduras e infecções fúngicas podem contribuir para a perda dos fios.
Para resolver: Se você sofre de caspa, use um xampu anticaspa, mas se a coceira e vermelhidão forem graves, vá à um dermatologista para uma solução mais eficaz. Faça massagens no couro cabeludo para aumentar o fluxo sanguíneo. Isso também ajuda os nutrientes a viajar para onde os folículos são reproduzidos. Óleos de baobá, hortelã, alecrim ou ylang-ylang, estimulam e acalmam o couro cabeludo. Massageie sobre todo o couro cabeludo por 3 minutos e, em seguida, lave.


Suspeito 08: Menopausa
Após a menopausa, cerca de 40% das mulheres experimentam a queda dos cabelos, que é quase a mesma taxa de perda de cabelo nos homens. Mulheres, no entanto, tendem perde-los por toda a cabeça, ao invés de desenvolver a calvície de padrão masculino. Flutuações nos níveis hormonais são definitivamente culpadas.
Para resolver: Este tipo de perda de cabelo não pode ser curado apenas com reposição hormonal sozinha. A maioria das mulheres se beneficia com diversos tipos de tratamentos farmacêuticos, mas os resultados podem variar de acordo com cada uma.


Suspeito 09: Doenças auto-imunes
Doenças auto-imunes, em que o corpo tem uma resposta inadequada contra coisas normalmente presentes no corpo, também são responsáveis pela perda de cabelo nas mulheres. Lúpus, por exemplo, afeta aproximadamente 1,5 milhões de pessoas e tendem a atacar as mulheres durante seus anos férteis. O grau de perda de cabelo pode variar entre perder aglomerados de fios durante a lavagem ou escovação, ficar careca ou desenvolver uma irritação no couro cabeludo. Alopecia areata é uma outra doença auto-imune na qual o sistema imunológico ataca especificamente folículos pilosos e ocorre igualmente em homens e mulheres.
Para resolver: Se você começa a notar manchas de calvície (geralmente circulares ou ovais), e formigamento ou dor no couro cabeludo, vá a um médico para um diagnóstico e recomendações seguras. Os mesmos tratamentos tópicos recomendados para outros tipos de problemas não são os mesmos associados a doenças auto-imunes.


Suspeito 10: Sua tireoide
Muitas mulheres que entram em consultórios médicos com queixas de perda de cabelo muitas vezes saem com um diagnóstico de distúrbio da tireoide. Perda de cabelo é um sintoma muito comum se seus níveis de hormônio da tireoide estão baixos (hipotireoidismo) ou muito altos (hipertireoidismo). Você encontrará geralmente grandes quantidades de cabelo caindo no chuveiro ou na pia, muitas vezes acompanhados de mudanças na textura dos fios (mais secos do que o habitual, mais grosseiros ou facilmente enrolados).
Para resolver: Se você suspeita que sua tireoide é a culpa, vá a um médico para verificar os seus níveis de tireoide, isso é feito através de um simples exame de sangue. Felizmente, quando se trata de hipotireoidismo e hipertireoidismo, seu cabelo irá retornar ao seu estado normal uma vez que o desequilíbrio da tireoide é tratado.

Quer fazer seu cabelo crescer? Veja o vídeo:
10 Alimentos que Fazem Cabelo Crescer Mais Rápido

E aí, gostaram de saber mais do pq da queda de cabelo? então vamos nos cuidar pq não tá fácil, o melhor remédio ainda é a prevenção, e encontramos isso na alimentação, espero que vcs tenham gostado das dicas, um super bjs, fiquem com Deus e até o próximo.

17 comentários:

  1. Nosso cabelo é frágil e necessita tanto de cuidados externos quanto internos, e essas dicas foram ótimas! Obrigada!

    Um beijo.
    http://www.casarsemdesleixar.com.br/

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  2. Ótimas dicas e eu me encaixo certinha na alimentação pobre em vitamina,como muita besteira e já estou aqui as voltas com uma dieta saudável dada pela nutricionista,que junto com a derma pode ajudar bastante a combater esse problema.
    www.fuxikitosecia.com.br

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  3. Cabelos bonitos significam bons cuidados, higiene e ótima alimentação. Quer dizer, alimentação saudável!!! Os produtos dão uma forcinha, só uma forcinha...rs1
    Bjs

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  4. Somos o que comemos e se não o fazemos bem tudo isso se reflete em nossa pela, em nossa saúde, em nosso cabelo assimm por diante, até o que nossos pais comiam influencia em nosso genética, afinal nosso DNA é constituido por acuçar e componente do que nos alimentamos. Milhões de cremes e tratamento não adiantam muito sem ter um alimentação saudavel, além de causar mais dados.. amei sua postagem Rose muito instrutiva.
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  5. Rosi, adorei as dicas! Nunca tive problema com queda de cabelo, só quando estava grávida, parecia que ia ficar careca, de tanto cabelo que caiu nos primeiros meses de gestação... Aí depois eles começaram a crescer do nada! Hahaha.

    Beijão

    http://www.meucadernodereceitas.com.br

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  6. Obrigada pela parceria, eu gostei do seu blog e vou compartilhar com certeza.
    #RosiFeliciano #Emagrecer #Emagrecercomsaúde

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  7. Meu cabelo caiu muito e estas dicas são valiosíssimas para quem quer ter um cabelo lindo e saudável. Parabéns pelo post. Estou precisando cuidar mais dos meus cabelos. Foi um bom alerta.bjsss
    www.katiamagal.com

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  8. Oi amada obrigado pela dica! fiz o teste e não caiu kkkk uauuuuuuuuuu, amada eu cuido muito dos meus cabelos, parabéns pelo post! amei a receita caseira vou copiar e dar para meu filho que está caindo muitos cabelos! amada minha alimentação agora é saudavel kk pois trabalho com produtos organicos! beijinhosssssssssss

    http://rubiaartes.blogspot.com.br

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  9. Nossa amiga vc me ajudou muito tenho queda de cabelo e pude ver itens que eu nem percebia, obrigada beijos

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  10. Olá!
    Ótimo post, quem nunca sofreu quedas de cabelos né?
    Adorei saber os motivos e como cuidar!
    Um super bjo!

    Alê - Bordados e Crochê
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  11. São ótimas dicas e é legal dar atenção a cada um dos pontos (causas) citados para controlar e se possivel reverter no início. Eu usava direto o rabo de cabelo e sentia a tensão e via a queda exagerada. Mudando algumas coisas, além de soltar os cabelos percebi uma melhora. Bjs

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  12. Eu tenho ,um problema sério de queda de cabelo e com suas dicas que sabe eu consiga resolver meu problema...muito bom seu post...
    Bjuss e um boa noite pra vc...

    Meu Cantinho

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  13. cabelo tem que ser saudavel e vale tudo rsrs adorei as dicas e vou seguir amada

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  14. é acho que me encaixo em algumas, vou ter que fazer mudança de alguns hábitos, tenho muito ansiedade e aí já viu mas adorei sua postagem me alertou muito ,bjs
    PEDACINHOS DE RETALHOS

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  15. super importante o post, cabelos são importantíssimos para o visual. há que cuidar muito, vou seguir as dicas, afinal não adianta só usar produtos externos, não é mesmo? bjs

    http://mentesinfantisfuturodapaz.blogspot.com.br/

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  16. Eu recentemente tenho tido queda de cabelos unhas fracas e cansaço o médico pediu exame pois acha que estou com anemia, eu não sabia que anemia dava queda de cabelos :( fora que tenho ansiedade demais
    Gostei muito do post , e vou me cuidar mais

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Um grande beijo e fique com Deus......Rosiane Barros